Como se distribuí a população no mundo?
A população mundial encontra-se repartida por quase toda a superfície terrestre. No entanto, cerca de 80% da população mundial vive em apenas 10% da superfície terrestre e mais de 90% da população mundial vive a norte do equador.
Toda esta população, denominada população total ou absoluta, ultrapassa os seis milhões de habitantes, que se concentram em áreas atractivas e que correspondem à ecúmena.
Estas áreas atractivas situam-se essencialmente no litoral e nas grandes cidades, e em alguns países que reúnem condições favoráveis à existência de focos populacionais. Assim, só nos vinte e três países mais populosos do Mundo (de um total de mais de duzentos países) estão concentrados mais de quatro mil milhões de pessoas.
O elevado crescimento populacional tornou – se um facto preocupante, tendo em conta os recursos que o nosso planeta pode oferecer.
Até meados do século XIX este crescimento foi muito lento, apresentando uma subida sem precedentes durante a segunda metade do século XIX, devido factores como a melhoria das
Condições de vida e de higiene. No século XX, a população cresceu a um ritmo tal que este aumento ficou conhecido por explosão demográfica.
O crescimento natural e as taxas de crescimento natural aumentaram, em geral, embora apresentem desequilíbrios nas várias regiões da terra.
A situação demográfica actual dos países desenvolvidos apresenta:
-Crescimento zero ou menus negativo;
-Taxas de crescimento natural negativas, nulas ou muito baixas;
- Envelhecimento da população;
Nos países em desenvolvimento, a situação é bem diferente:
-Crescimento Elevado
-Taxa de crescimento natural elevado
-População Jovem predominante
Sem comentários:
Enviar um comentário